sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Noções de civilidade

Os ares natalinos me fazem rememorar um tema recorrente em conversas de expediente.


Vira e mexe a gente se pega falando sobre a incapacidade de a grande massa populacional conseguir viver em sociedade.

E essa teoria fica ainda mais evidente quando todos os lugares por onde você anda estão abarrotados de gente para comprar qualquer badulaque. [sarcasmo]E como tem gente linda e bem arrumada na rua.[/sarcasmo]

Escadas

Quando as pessoas vão aprender que se deve galgar os degraus de uma escadaria sempre pelo lado direito, mantendo o esquerdo livre para a circulação do lado contrário?

Por que as criaturas que querem ficar paradas em escadas rolantes não se encostam no corrimão direito da mesma?

Complementando a anterior: por que tem gente estúpida o suficiente para querer subir as escadas rolantes correndo quando acaba de sair do metrô cheio e, mesmo que todos os outros quisessem, não conseguiriam manter a esquerda livre?

Qual é o problema de pessoas que saem da escada rolante e ficam paradas na beirada olhando vitrine de longe, decidindo o lado para o qual irá? Elas não percebem que a escada não pára de rolar quando elas saem e que, impreterivelmente, vai ter gente a dar com rodo se trombando?

Calçadas

Sai a família inteira de casa e ficam todos unidos lado a lado andando pela calçada, travando toda a passagem. Será que a galera nunca ouviu falar de "andar em fila indiana"? Pior é quando resolvem dar as mãos...

Andar mantendo o fluxo no lado direito facilita muito na rua, assim como na escada.

Tem também quem ande com o freio de mão puxado. Sai na rua pra andar em marcha lenta, enquanto todas as outras pessoas querem manter o ritmo de suas rotinas.

Fast-food

Sabe o que me irrita? Quando o sujeito chega na lanchonete, fica um tempão na fila, chega na beira do caixa e diz "ai, num sei o que eu quero...". PORRA! DEIXA EU PASSAR NA SUA FRENTE, ENTÃO!

Tem também aqueles que vivem numa grande metrópole desde que nasceu, entra na lanchonete, fica enrolando na fila e na hora de pedir diz apenas: "o que vem no número 2?". Bicho, você vai num fast-food famoso e nem sabe o que vem no lanche? Em que mundo você vive? Faça o favor de se informar com alguma antecedência da próxima vez, ok?


O mesmo se aplica a qualquer tipo de lugar que exige escolhas. A pessoa tem que chegar no caixa decidida, ou quase, para diminuir a demora e facilitar a vida de todos. Ficar escolhendo enquanto a fila cresce e você atravanca o caixa é, no mínimo, estupidez.

Observações

Avisem pra geral que não vivemos em Londres e que no Brasil segue-se o padrão de "quem vai, vai pela direita, quem volta, volta pela esquerda, e vice-versa". Do mesmo modo, fica a velha dica: se for andar devagar, fique encostado no canto direito extremo de onde está.

--

Enumerei apenas as situações que me incomodam mais, principalmente nessa época do ano, mas muitas outras existem e são tão desagradáveis quanto.

Como tenho plena consciência de que o povo não vai aprender noções básicas de civilidade, seguirei circulando metodicamente pelas ruas e continuarei reclamando. Mas, se as pessoas pensassem em facilitar a vida alheia no cotidiano, o mundo seria mais lindo, e como seria.

Feliz Natal e um ótimo ano novo.

Um comentário:

BELA FERA disse...

Tudo bem, me senti uma verdadeira estúpida, porque sou daquelas que não podem ter mais de uma opção para escolher que trava. Por outro lado, obrigada por lembrar dos estúpidos como eu no seu texto. Agradecemos (e vindo de vc é, certamente, um elogio). Vc pode tudo! Bjo