quarta-feira, 14 de março de 2007

Redundância redundante

Subir pra cima, descer pra baixo, sair pra fora, entrar pra dentro. É, meus caros amigos e minhas estimadas amigas, isso existe, não é ficção científica.

Dizem que a vingança é um prato que se come frio, pois a redundância é um prato que não se come, corre-se o risco de intoxicação. Sei que de vez em quando sai sem querer, mas continua sendo absurdo mesmo assim.

Dia desses alguns amigos e eu estávamos papeando sobre a vida alheia, e eis que um deles, de repente, não mais do que de repente, solta essa: "Missionário faz missão". Pô, se ele não fala...

Isso me impressionou muito. Eu juro que não sabia que os missionários fazem missões, assim como não tinha lobrigado que os cantores cantam, os atores atuam, as boleiras fazem bolo, os padeiros fazem pão, as cabeleireiras fazem cabelo, as prostitutas fazem sexo e os políticos fazem desvios de dinheiro...

Para quê completar o que já está completo, ou insistir de maneira desnecessária nas coisas que já estão muito bem explicadinhas, nos seus mínimos detalhes?

Hei de ser prolixo, sem jamais ser redundante.

Fato é fato, há coisas que podem ser deixadas de lado, em um esconderijo secreto chamado "subentendido". A melhor caverna que existe para guardar pedaços de frases é o "subentendido".

Deixe as coisas no ar, todo tipo delas. Seja misterioso. A vida fica bem mais aliciante quando precisamos decifrar as pessoas. Duplos-sentidos mil também valem, quanto mais, melhor. E seja esperto, procure atentar para quando alguém deixou alguma informação subentendida. Não explique o que já está explicado.

Não explique o que não tem explicação, não é necessário, também é redundante.

Já estou quase mudando de assunto, melhor parar, antes que eu me torne redundante, se é que já não me tornei.

3 comentários:

Unknown disse...

Sabe que essa vida é mesmo curiosa... Estava eu, em pleno trânsito de Santo André, quando, ao olhar para o nada, me deparo com algo redundantemente sagaz. Um cartaz muito mal colado numa parede muito mal pintada que dizia, em letras garrafais: "Evite gravidez, conserte sua TV"... Fiquei, realmente, com pena dos pobre infelizes que passam quatro anos e gastam aproximadamente 60 TVs de 29" para se formar em PP...

Anônimo disse...

serei anônimo e desconhecido ,para manter minha idetidade sigilosa em segredo. Aliás, o que esperar de mim ,se misionária faz missão, jornalista faz jornal...e o ´comentário foi comentado pelo comentador...eu

Odir Ricardo Brandão disse...

Aquilo não é o carinha do Missão Impossivel... eu estou vendo coisas... estou ficando maluco.. não pode ser... não, não, nãooooooooooooooooooooooooooooo

Ahauhauauha

Só você mesmo... ahauhaua